terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha: Daisy Miller

Daisy Miller





Título: A Volta do Parauso seguido de Daisy Miller
Autor: Herry James
Ano: (1898 - 1879)
Título original: The Turn of the Screw / Daisy Miller
Editora: L&PM POCKET
Ano da edição: 2008
páginas: 218
Estilo: Terror psicológico/Suspense








Resenha

A novela de James mostra a história de um jovem americano, chamado Winterbourne, que vive na Europa e lá conhece, por mero acaso, uma jovem também norte-americana, a linda e simples Daisy Miller que estava passando uma temporada em Vevey.
Espontânea, tagarela, doce e um tanto imprudente, com suas saídas, ações e amizades masculinas, pra época ela encanta o jovem estrangeiro. E esse modo de ser, inocente ou talvez apenas inconsequente, gera muito rebuliço na sociedade da época.

Resenha Crítica

Por ter lido a Volta do Parafuso antes, de acordo com a sequência do livro da L&PM POCKET, eu esperava mais suspense ou dúvidas sobre os personagens ou sobre a história, se pudesse escolher agora escolheria terminar a leitura com “A Volta do Parafuso”, sem dúvida a obra-prima do autor.
É certo que, a grande questão a se pensar no livro é se Daisy Miller, jovem que dá nome ao livro, tem o jeito descrito por inocência ou por querer ser notada e por ser inconsequente, se ela seria a moça que mais merecia respeito naquela sociedade ou a que menos receberia.
O narrador é em 3ª pessoa, mas, mesmo assim, não ajuda muito nessa dúvida.
É importante lermos tendo a consciência que os personagens e galanteios estão adequados a época que foi escrito. O livro tem sua função social na crítica à sociedade europeia do século XIX, e na visão que europeus e americanos têm um dos outros.

Sobre o final do livro: é um fim inesperado, que combina o estilo de “A Volta do Parafuso”, bem diferente do que os leitores contemporâneos estão acostumados, mas que, nesse caso, não me agradou. Foi um fim achado pelo autor e só. É um livro rápido de ler, fácil, o autor consegue uma fluidez já demonstrada na outra novela que li, que faz com que leiamos de forma bem fácil, li em 1 dia fácil, porém, mesmo sendo uma boa escrita, personagens bem feitos, a história em si não me agradou, faltou uma complicação e um ápice da história mais claro, ficou, pelo menos pra mim, até grande parte da obra, uma história que não sabia para onde deveria ir (não no sentido bom) e uma história que não me acrescentou muita coisa. Então duas estrelas para essa novela do Henry J.




link's:

Resenha no meu canal: aqui! (eu sou bem menos técnica aqui e mostro mais minhas impressões pessoais e emoções)

Nenhum comentário:

Postar um comentário